Valorização média é de 31,5% do metro quadrado dos imóveis, na comparação entre dezembro de 2010 e igual mês do ano anterior impulsionada pelos investimentos públicos e privados gerados, principalmente, pelo anúncio de que o Rio de Janeiro será a sede da OlimpÃada de 2016, a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, registrou valorização média de 31,5% do metro quadrado dos imóveis, na comparação entre dezembro de 2010 e igual perÃodo do ano anterior. Dados do Sindicato da Habitação (Secovi-Rio) apontam que um imóvel com dois quartos no bairro, que custava R$ 3,9 mil, passou a custar R$ 5,5 mil.
De acordo com o vice-presidente da Secovi-Rio, desde 1990 a área tem recebido investimentos da construção civil e sido alvo da oferta de novos empreendimentos empresariais. “A valorização vinha de antes do anúncio da OlimpÃada, mas esta ampla divulgação aqueceu ainda mais o mercado. A Vila OlÃmpica e a estrutura esportiva do evento estarão localizadas na Barra e isso é mais um atrativo” disse ele, acreditando na valorização até 2016. Depois desta data, ele acha prematuro fazer previsões.
Reivindicado há muito tempo, o esgoto da Barra recebeu mais investimentos, nesta semana passada. Com custo de R$ 10 milhões, foi entregue a elevatória PenÃnsula, na Avenida Via Parque, com capacidade de impulsionar até 450 litros de esgoto por segundo. O projeto financiado numa parceria público-privada da Cedae com empresas construtoras.
O transporte é o setor mais crÃtico da região, porém, o governo começa a investir em projetos para solucionar esta questão. A linha 4 do Metrô terá 14 km de extensão e ligará a Barra à Ipanema, na Zona Sul da cidade. A previsão é que passem cerca de 200 mil passageiros por dia nas estações. De acordo com a secretaria de Transportes, os investimentos podem chegar a R$ 500 milhões. Este ano, o governo do Estado já disponibilizou, cerca de R$ 350 milhões para a construção da linha.
CORREDORES. Segundo o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), os BRTs, que são corredores expressos de ônibus articulados, ligarão toda a cidade e diminuirão consideravelmente, o tempo de viagem.
“A TransCarioca, via que ligará a Barra à Ilha do Governador, transportará 400 mil passageiros por dia em seus 39 km e receberá inves¬timento de R$1,3 bilhão. A TransOeste, que ligará a Barra à Santa Cruz, transportará 200 mil passageiros por dia em 38 km de extensão e serão investidos R$ 1,6 bilhão. Na TransOlÃmpica, via que ligará a Barra à Deodoro, o custo será de R$ 2 bilhões, cerca de 105 mil passageiros passarão pelos 23 km da via, todos os dias”, disse o Presidente da Federação da Empresas de Transportes. As obras serão concluÃdas em 2014 2012 e final de 2015, respectivamente.
Fonte: Jornal Jornal do Commercio, 28/02/2011